Presencial

Estudo Técnico Preliminar - Plano de Contratações e Termo de Referência

À Luz da Lei 14.133/21


Carga Horaria: 17 Horas

11 , 12 , 13 , 14 de Março

Curitiba-PR

Investimento

O valor para a compra individual desse curso é de:

De: R$2790,00
Por: R$ 2.490,00

+Bônus
+Material
+Curso de 135h
+Kit Escolar

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Resumo da Dinâmica:

O curso é presencial, com carga horária de 17 horas, distribuídas entre os dias 11 e 14 de março de 2025, em Curitiba-PR. As aulas são ministradas por professores especialistas com experiência na área, combinando exposições teóricas e práticas. Os participantes terão acesso a materiais didáticos, incluindo um kit escolar, e receberão um certificado homologado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) ao final do curso.

Planejamento Preparatório das Licitações

1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)

2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)

3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)

4 Matriz de Riscos (Mitigação - como reduzir falhas?)

5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)

6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)

7 Para Impedimento de responsabilizações  (maioria é por falha técnica)

8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)

9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)

10 Usando os novos paradigmas:

 a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)

 b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)

 c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)

 d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)

 


Docente:

Professor Especialista

Professor Especialista


Currículo Breve.

Plano de Contratações Anual

1 Exigência do Plano de Contratações Anual(PCA) na Lei 14.133

2 Apresentação de PCAs que servem como modelos

3 Correções e alterações nos Planos de Contratações Anuais

4 Prazo para Implantação do PCA

3 Agentes envolvidos na elaboração e acompanhamento do PCA:

 a) Controle Interno

 b) Jurídico

 c) Solicitante

 d) Responsável pelos ETPs

 e) Formador do preço

 f) Compras

 g) Almoxarifado

 h) Contabilidade

 i) Financeiro

 j) Condutor do certame (Agente de Contratação, Pregoeiro e Comissão)

 k) Gestor do Órgão (homologador)

 l) Gestor e Fiscal do contrato

5 Fornecimento de modelos

6 Orientações para implantar o PCA local


Docente:

Professor Especialista

Professor Especialista


Currículo Breve.

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 01)

1 ETP na Lei Licitatória 14.133/21

2 Incidência das Instruções Normativas Federais nº 05/2017 e 40/2020

3 Aplicabilidade e/ou dispensa do ETP

4 Finalidade do ETP

5 Objetivo do ETP

6 Elementos Constitutivos do ETP:

 a) Necessidade da contratação

 b) Requisitos necessários

 c) Levantamento de mercado

 d) Descrição da solução como um todo

 e) Estimativa das quantidades

 f) Estimativa do valor da contratação

 g) Justificativas para o parcelamento ou não da solução

 h) Contratações correlatas e/ou interdependentes;

 i) Alinhamento entre a contratação e o planejamento

 j) Resultados pretendidos

 k) Providências a serem adotadas pela administração

 l) Impactos ambientais e respectivas medidas de tratamento;

 m) Viabilidade e razoabilidade da contratação

 


Docente:

Professor Especialista

Professor Especialista


Currículo Breve.

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 02)

1 Definição e especificação das necessidades e requisitos

2 Estimativa da demanda – quantidade de bens e serviços

3 Análise de soluções

4 Identificação das soluções

5 Análise comparativa de soluções

6 Registro de soluções consideradas inviáveis

7 Análise comparativa de custos (tco)

8 Cálculo dos custos totais de propriedade

9 Mapa comparativo dos cálculos totais de propriedade (tco)

10 Descrição da solução de tic a ser contratada

11 Estimativa de custo total da contratação

12 Declaração de viabilidade da contratação

13 Aprovação e assinatura


Docente:

Professor Especialista

Professor Especialista


Currículo Breve.

Termo de Referência (aula 01)

1 Definição do objeto

2 Orçamento detalhado

3 Preços estimados

4 Métodos

5 Estratégias de suprimentos

6 Cronograma

7 Planejamentos iniciais

8 Regras para a contratação de ME e EPP

9 Critérios para o cumprimento do contrato

10 Obrigações da contratada


Docente:

Professor Especialista

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Currículo Breve.

Termo de Referência (aula 02)

1 Gestão e fiscalização

2 Marca e qualidade padrão do material aplicado no serviço

3 As medições de cada serviço

4 As condições de pagamentos

5 Critérios para a entrega

6 Ateste dos produtos e serviços

7 Regras dos reajustes e repactuação

8 Reequilíbrio econômico financeiro

9 O processo de aplicação de sanções

10 Aditivos contratuais

 


Docente:

Professor Especialista

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Currículo Breve.

Planejamento Preparatório das Licitações

11 de Março Horário: 14:00 ás 17:00

1 Governança (envolvimento dos níveis hierárquicos)
2 Planejamento (o quê, para quê, quanto e como?)
3 Eficiência (gestão por competência e preparação técnica)
4 Matriz de Riscos (Mitigação - como reduzir falhas?)
5 Transparência (para ampliar competição e permitir controle)
6 Para correção de falhas (por erros recorrentes)
7 Para Impedimento de responsabilizações  (maioria é por falha técnica)
8 Para Eliminação de prejuízos (sobrepreço, superfaturamento e inexecução)
9 Para Facilitação dos Procedimentos (agilidade e desburocratização)
10 Usando os novos paradigmas:
 a) Conversar com fornecedores (modalidade e procedimentos auxiliares)
 b) Contratar o Projetista (fornecedor do projeto pode participar da licitação)
 c) Proteção da boa-fé (defesa dos agentes públicos pela advocacia do órgão)
 d) Do presencial para o eletrônico (como regra geral, de uma vez por todas)

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Nota do Professor: 18

Plano de Contratações Anual

12 de Março Horário: 09:00 às 12:00

1 Exigência do Plano de Contratações Anual(PCA) na Lei 14.133
2 Apresentação de PCAs que servem como modelos
3 Correções e alterações nos Planos de Contratações Anuais
4 Prazo para Implantação do PCA
3 Agentes envolvidos na elaboração e acompanhamento do PCA:
 a) Controle Interno
 b) Jurídico
 c) Solicitante
 d) Responsável pelos ETPs
 e) Formador do preço
 f) Compras
 g) Almoxarifado
 h) Contabilidade
 i) Financeiro
 j) Condutor do certame (Agente de Contratação, Pregoeiro e Comissão)
 k) Gestor do Órgão (homologador)
 l) Gestor e Fiscal do contrato
5 Fornecimento de modelos
6 Orientações para implantar o PCA local

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Nota do Professor: 18

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 01)

12 de Março Horário: 14:00 ás 17:00

1 ETP na Lei Licitatória 14.133/21
2 Incidência das Instruções Normativas Federais nº 05/2017 e 40/2020
3 Aplicabilidade e/ou dispensa do ETP
4 Finalidade do ETP
5 Objetivo do ETP
6 Elementos Constitutivos do ETP:
 a) Necessidade da contratação
 b) Requisitos necessários
 c) Levantamento de mercado
 d) Descrição da solução como um todo
 e) Estimativa das quantidades
 f) Estimativa do valor da contratação
 g) Justificativas para o parcelamento ou não da solução
 h) Contratações correlatas e/ou interdependentes;
 i) Alinhamento entre a contratação e o planejamento
 j) Resultados pretendidos
 k) Providências a serem adotadas pela administração
 l) Impactos ambientais e respectivas medidas de tratamento;
 m) Viabilidade e razoabilidade da contratação

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Nota do Professor: 18

Estudo Técnico Preliminar para a Contratação (Aula 02)

13 de Março Horário: 09:00 às 12:00

1 Definição e especificação das necessidades e requisitos
2 Estimativa da demanda – quantidade de bens e serviços
3 Análise de soluções
4 Identificação das soluções
5 Análise comparativa de soluções
6 Registro de soluções consideradas inviáveis
7 Análise comparativa de custos (tco)
8 Cálculo dos custos totais de propriedade
9 Mapa comparativo dos cálculos totais de propriedade (tco)
10 Descrição da solução de tic a ser contratada
11 Estimativa de custo total da contratação
12 Declaração de viabilidade da contratação
13 Aprovação e assinatura

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Nota do Professor: 18

Termo de Referência (aula 01)

13 de Março Horário: 14:00 ás 17:00

1 Definição do objeto
2 Orçamento detalhado
3 Preços estimados
4 Métodos
5 Estratégias de suprimentos
6 Cronograma
7 Planejamentos iniciais
8 Regras para a contratação de ME e EPP
9 Critérios para o cumprimento do contrato
10 Obrigações da contratada

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Nota do Professor: 18

Termo de Referência (aula 02)

14 de Março Horário: 09:00 às 11:00

1 Gestão e fiscalização
2 Marca e qualidade padrão do material aplicado no serviço
3 As medições de cada serviço
4 As condições de pagamentos
5 Critérios para a entrega
6 Ateste dos produtos e serviços
7 Regras dos reajustes e repactuação
8 Reequilíbrio econômico financeiro
9 O processo de aplicação de sanções
10 Aditivos contratuais

Docente Especialista: Professor Especialista


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Nota do Professor: 18

Público Alvo

Este curso é direcionado a servidores públicos, gestores, profissionais de compras e contratações, membros de comissões de licitação e demais interessados que atuam ou pretendem atuar na elaboração e gestão de estudos técnicos preliminares, planos de contratações e termos de referência, conforme as diretrizes da Lei nº 14.133/2021.

Investimento

Curso técnico, em dinâmica de imersão, com foco no treinamento de servidores públicos, fornecendo a devida habilitação profissional.

Ei que tal levar este curso para seu município. Preparamos um conteúdo exclusivo voltado a sua necessidade!


Corpo Docente

Professor Especialista
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Currículo Completo.

Resumo do Curso:

Os participantes adquirirão conhecimentos sobre: • Planejamento Preparatório das Licitações: o Governança e envolvimento dos níveis hierárquicos. o Definição de objetivos, necessidades e estratégias de aquisição. o Gestão por competência e preparação técnica. o Desenvolvimento de matriz de riscos e estratégias de mitigação. o Promoção da transparência para ampliar a competição e permitir o controle. o Identificação e correção de falhas recorrentes. o Prevenção de responsabilizações por falhas técnicas. o Eliminação de prejuízos relacionados a sobrepreço, superfaturamento e inexecução. o Facilitação dos procedimentos para agilidade e desburocratização. o Aplicação de novos paradigmas, como a interação com fornecedores, contratação de projetistas e transição do presencial para o eletrônico. • Plano de Contratações Anual (PCA): o Exigências do PCA conforme a Lei 14.133/2021. o Apresentação de modelos de PCAs. o Procedimentos para correções e alterações nos PCAs.

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Sobre o Curso

Serão 4 dias onde aprenderá conteúdo de pelo menos 4 anos. Com cada painel sendo de uma ementa das nossas pós graduações. Te levando do começo ao fim, as respostas do seu dia-a-dia, do que pode, e do que não pode na gestão pública.

Habilidades

Com este curso, o aluno vai adquirir conhecimentos sobre o tema e seus desmembramentos, de maneira objetiva e prática, já que os professores possuem titulação e vivência na área. Reforçará a competência e desempenhará suas atividades com eficiência; crescerá na carreira, e contribuirá no combate às irregularidades e responsabilizações.

Certificação

Seu certificado tem a validação da nossa faculdade, devidamente registrado ao MEC, sendo de curso de extensão universitária. Com a devida carga horário mencionada. Este mesmo certificado, poderá ser utilizado em dispensas de matérias em nossas graduações e pós graduações.

Clube de Vantagens Uny

-Para ingressar no clube de Vantagens Uny, o aluno/entidade deverá atingir os pré requisitos:

- Acumular no mínimo 3 matrículas nos últimos 12 meses

- Possuir o cadastro de dados 100% preenchido

-Atingir frequência exigida para certificações

Formas de Realização do Curso

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